quinta-feira, 26 de julho de 2012

Casa da Flor

Casa Flor – Arte e história em São Pedro da Aldeia
Conhecida por suas belezas naturais, a Região dos Lagos, abrange sete municípios do litoral do Estado do Rio de Janeiro, guarda riquezas e histórias. Um dos tesouros localiza-se no Parque Estoril, na Estrada do Estrangeiro. Tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural, a Casa da Flor é considerada uma das mais belas obras da arquitetura espontânea do país.

Idealizada e construída por Gabriel Joaquim dos Santos, a Casa da Flor surgiu de uma inspiração. Seu Gabriel, como era conhecido, começou a construir na pequena aldeia, em 1913, uma simples casinha, com o intuito de seguir o que acreditava ser o seu destino: viver sempre sozinho. A obra-prima demonstra a magnitude de uma arquitetura espontânea e despretensiosa. Utilizando cacos de garrafa, pratos, xícaras, pedras, conchas, lâmpadas, tampas de metal e outros objetos, Seu Gabriel foi dando forma a sentimentos, criando enfeites diversos, como flores, mosaicos, luminárias e esculturas fantásticas que iam surgindo através de “visões”, sem obedecer a um projeto pré-definido.

Com muita criatividade e imaginação, o criador improvisava e preenchia todos os espaços vazios da Casa Flor (nomeada pelo próprio artista) até sua morte, em 1985, aos 93 anos de idade, deixando na história um exemplo de coragem e determinação. Comparada às obras de Antoni Gaudi, célebre arquiteto catalão, a criação se tornou um traço marcante da arte popular da cidade, sendo definida com maestria pelo próprio construtor: “Tudo caquinho transformado em beleza”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário