segunda-feira, 30 de julho de 2012

Torneio de Sinuca no bar do Chico

Meus amigos, no sábado passado, dia 28 de julho, aconteceu mais um super torneio de sinuca, desta vez foi no bar do meu amigo Chico na Rua do Fogo, agradeço a Deus por ter ocorrido tudo bem e em segundo a todos que puderam ir e também pela participação de todos.






Caminhada com Chumbinho do bairro Estação ao Morro dos Milagres

Boa tarde !!
Primeiro quero agradecer a Deus e em segundo à todos vocês que puderam estar na caminhada ontem do bairro Estação ao Morro dos Milagres, graças à Deus ocorreu tudo bem.
Juntos nessa caminhada conquistaremos uma nova história para São Pedro da Aldeia










quinta-feira, 26 de julho de 2012

Casa da Flor

Casa Flor – Arte e história em São Pedro da Aldeia
Conhecida por suas belezas naturais, a Região dos Lagos, abrange sete municípios do litoral do Estado do Rio de Janeiro, guarda riquezas e histórias. Um dos tesouros localiza-se no Parque Estoril, na Estrada do Estrangeiro. Tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural, a Casa da Flor é considerada uma das mais belas obras da arquitetura espontânea do país.

Idealizada e construída por Gabriel Joaquim dos Santos, a Casa da Flor surgiu de uma inspiração. Seu Gabriel, como era conhecido, começou a construir na pequena aldeia, em 1913, uma simples casinha, com o intuito de seguir o que acreditava ser o seu destino: viver sempre sozinho. A obra-prima demonstra a magnitude de uma arquitetura espontânea e despretensiosa. Utilizando cacos de garrafa, pratos, xícaras, pedras, conchas, lâmpadas, tampas de metal e outros objetos, Seu Gabriel foi dando forma a sentimentos, criando enfeites diversos, como flores, mosaicos, luminárias e esculturas fantásticas que iam surgindo através de “visões”, sem obedecer a um projeto pré-definido.

Com muita criatividade e imaginação, o criador improvisava e preenchia todos os espaços vazios da Casa Flor (nomeada pelo próprio artista) até sua morte, em 1985, aos 93 anos de idade, deixando na história um exemplo de coragem e determinação. Comparada às obras de Antoni Gaudi, célebre arquiteto catalão, a criação se tornou um traço marcante da arte popular da cidade, sendo definida com maestria pelo próprio construtor: “Tudo caquinho transformado em beleza”.




Operação Lei Seca chega à Região dos Lagos


A Operação Lei Seca na Região dos Lagos, esteve nesta quarta-feira (25) em Cabo Frio para conscientizar os motoristas. Os dados mostram um aumento de feridos em acidentes causados por quem mistura bebida e direção Um levantamento do Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro mostra a quantidade de acidentes. No ano passado foram 126 feridos no primeiro semestre. contra 276 entre janeiro e junho deste ano. Apesar do número de feridos ter aumentado as mortes caíram de 16 para 10 nos primeiros seis meses de 2012.

Para chamar a atenção dos motoristas da cidade para o problema, agentes da Lei Seca distribuíram panfletos, adesivos e dicas de trânsito no Centro da idade. 70% dos acidentes registrados tem relação com o consumo de bebidas alcoólicas. A operação acontece em Cabo Frio e em outros 9 pontos do interior e Região Metropolitana do Estado, a maior preocupação dos agentes na região é com o período final das férias, quando muitos motoristas resolvem aproveitar a praia, bebem e acabam pegando o caminho de volta pra casa.

São Pedro da Aldeia: Bairro Porto da Aldeia realiza festa em homenagem ao padroeiro da cidade

Em homenagem ao padroeiro da cidade, São Pedro, o bairro Porto da Aldeia realiza uma grande festa nos dias 27, 28 e 29 de julho. A Festa do Porto da Aldeia acontecerá na Praia da Pitória. Entre as atrações estão queima de fogos, torneios com premiação e diversos shows artísticos para todos os gostos. 

A cerimônia de abertura nesta sexta-feira (27), às 20h, será marcada com os shows dos grupos Nova Conquista e Abandonados do Forró. O EVENTO É GRATUITO.

Programação completa:

Dia 27/07 (sexta-feira)
20h – Cerimônia de abertura
21h – Show com o grupo Nova Conquista
23h – Show com Abandonados do Forró


Dia 28/07 (sábado)
11h às 13h – Corrida de Canoa
19h – Show com DJ
21:30h – Show com Manos Brau
23h – Show com Mistura Mix
00:30h – Show com a Banda Aquarela


Dia 29/07 (domingo)
06h – Alvorada com a Banda Furiosa
06:30h – Feijoada Grátis
09h – Torneio de Futebol
13:30h – Pega Pato na lagoa
14h – Domingueira com Bandas
20h – Entrega de troféus
20:30h – Show de rap com o grupo Meninos de Rua
21h – Show com a banda MD3
23:30h – Show com a banda Pimenta Malagueta
00h – Grande queima de fogos


Fonte: http://www.reporterrenatacristiane.blogspot.com.br/

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Caminhada rumo à vitória !!

Agradeço primeiramente a Deus por ter permitido a realização da caminhada ontem, e em segundo lugar aos meus amigos que compareceram nesse evento. Companheiros vamos nos unir rumo à renovação que a nossa cidade São Pedro da Aldeia precisa!!




Importante não esquecermos que, para alcançar o êxito em nossa caminhada, é preciso ver os obstáculos não como problemas, mas sim como desafios a serem vencidos.


JUNTOS SEREMOS FORTES !!






sábado, 21 de julho de 2012

SEMED oferece Curso de Técnicas em Braille


O Serviço de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação de São Pedro da Aldeia (SEMED) vai oferecer, a partir do mês de agosto, curso sobre as Técnicas de Leitura e Escrita no Sistema Braille, com uma turma para professores interessados em conhecer e utilizar esse sistema de leitura, destinado para os portadores de deficiência visual. Os objetivos do curso são sensibilizar para a importância de um sistema de leitura/escrita utilizado por pessoas com deficiência visual, capacitar para a utilização correta dessa simbologia e reforçar os conhecimentos dessa escrita/ leitura.

Os interessados em fazer o curso – destinado para os professores e gestores das escolas da rede municipal de ensino aldeense – podem fazer as inscrições, que já estão abertas, na sede da SEMED, sala 23, das 14h às 17h, até o dia 11 de agosto. A aula inaugural será dia 16 de agosto. As vagas são limitadas.

O curso será semipresencial, sendo 44 horas presenciais e 6h de atividades individuais, com carga horária total de 50h. Só receberá certificado quem comparecer a 80% das aulas presenciais. As aulas vão acontecer na Casa do Educador Profª Ismênia Trindade dos Santos e terá como professora responsável Marília Ramos Pereira (NESPE – Graduada e Pós-Graduada em Língua Portuguesa, com especialização na área de Deficiência visual – IBC).

Para fazer a inscrição é necessário apresentar a identidade e o CPF.

Fonte: http://www.carneiro.com.br/feed_cabofrionews/cabofrio_noticias.php?page=saopedro&pagina=1

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Atenção para a nova portaria que trata da qualidade da água para consumo humano



A Portaria no 2.914, de 12 de dezembro de 2011 é a nova portaria para padrões de potabilidade a população brasileira

Vigilância da qualidade da água potável é reforçada

Portaria publicada hoje estabelece procedimentos para o controle da qualidade da água oferecida à população
Toda água do país destinada ao consumo humano, distribuída por meio de todo sistema de abastecimento, deve ser objeto de controle e vigilância de qualidade. A Portaria 2.914 publicada nesta quarta-feira (14) define os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.
De acordo com a Portaria, a coordenação nacional das ações de vigilância da qualidade da água, de responsabilidade da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), realizará o trabalho em conjunto com as secretarias estaduais e municipais para promover e acompanhar a vigilância da água para consumo humano. A coordenação ainda vai estabelecer ações específicas no Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (VIGIAGUA) e executar ações de vigilância da qualidade da água para consumo humano, de forma complementar a atuação dos estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
As secretarias de saúde dos estados e municípios devem inspecionar o controle da qualidade da água em sua área de competência e ainda garantir informações à população sobre a qualidade da água para consumo humano.
As companhias de abastecimento de água deverão elaborar relatórios com informações sobre o controle da qualidade da água que serão enviados para os estados, Distrito Federal e municípios. Os relatórios devem ter análises dos parâmetros, com acompanhamento mensal, trimestral e semestral.
 “A qualidade da água para consumo humano é uma preocupação constante da população e do Ministério da Saúde. As informações repassadas pelas companhias de abastecimento sobre o tratamento da água fornecida à população são essenciais para o controle da qualidade da água potável oferecida pelos estados e municípios”, ressalta o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, Guilherme Franco Netto.
Assim, segundo a Portaria, quando forem detectadas amostras com resultado positivo para coliformes totais ou qualquer outro parâmetro definido, as ações corretivas devem ser adotadas. Para acompanhar se as medidas tomadas foram eficazes, novas amostras devem ser coletadas em dias imediatamente sucessivos até que revelem resultados satisfatórios.
“A portaria reflete um esforço de mais de 120 profissionais, entre acadêmicos, especialistas, profissionais do controle e da vigilância da qualidade da água, que durante um ano e meio discutiram cada um dos parâmetros e seus respectivos valores, inclusões e alterações para definição de padrões para controle da qualidade da água potável”, relata a coordenadora Geral de Vigilância em Saúde Ambiental do Ministério da Saúde, Daniela Buosi Rohlfs.

Ações do Governo - O Programa Água para Todos, no contexto do PlanoBrasil Sem Miséria, hoje garante água de qualidade para os estados do Nordeste brasileiro. O programa é considerado uma das principais ações do Governo Federal para ampliar a oferta e o acesso à água nos meios urbano e rural, com planejamento e investimentos integrados, articulados com outras ações de saneamento básico.
Como ficam as atribuições
ANVISA: A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve exercer a vigilância da qualidade da água nas áreas de portos, aeroportos e passagens de fronteiras terrestres, conforme os critérios e parâmetros estabelecidos nesta Portaria, bem como diretrizes específicas pertinentes.
FUNASA: Cabe à Fundação Nacional de Saúde (Funasa) apoiar as ações de controle da qualidade da água para consumo humano proveniente de sistema ou solução alternativa de abastecimento de água para consumo humano, em seu âmbito de atuação, conforme os critérios e parâmetros estabelecidos nesta Portaria.
PORTARIA N 2.914, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2011

http://www.in.gov.br/visualiza/index.jspdata=14/12/2011&jornal=1&pagina=39&totalArquivos=192.

Fonte: Blog Charles Domingues

O problema pode estar embaixo dos nossos pés



Por Charles Domingues

Amigo leitor, hoje nossa coluna traz um assunto novo, referente ao desenvolvimento sustentável, na verdade de novo o assunto não tem nada, porem a recuperação de solos contaminados nos centros urbanos, na maioria das vezes passa despercebido pela maioria das pessoas.

Só para ter uma ideia, segundo dados da Agência Nacional de Petróleo (2005), no Brasil existem aproximadamente cerca de 37.000 postos que envolvem a revenda de combustíveis, a mídia sempre vem mostrando que as indústrias de petróleo lidam diariamente com problemas decorrentes de vazamentos, derrames e acidentes durante a exploração, refino, transporte e operações de armazenamento do petróleo e seus derivados. Quando trazemos o assunto para os postos de gasolina, nos deparamos, com dois grandes problemas, o primeiro seria quando da desativação do posto propriamente dita e o outro seria a idade media dos postos já existentes. Quem nunca viu um posto de combustível, (Já se chamou posto de gasolina um dia), e não teve a curiosidade de saber, onde estão armazenadas as dezenas de metros cúbicos de combustível, seja gasolina, diesel ou até mesmo o etanol? Por isso o setor de revenda de combustíveis também esta sujeito ao licenciamento ambiental que é o instrumento legal definido para a gestão eficaz dos passivos ambientais gerados por vazamentos de derivados de petróleo. O licenciamento ambiental de que trata este procedimento está previsto na Resolução Conama nº 273/00, onde menciona que as atividades objeto do licenciamento são as de armazenamento e abastecimento de combustíveis, bem como as outras atividades a elas relacionadas, como a lavagem de veículos, a troca de óleo, a lubrificação de veículos e serviços administrativos relacionados a essas atividades.

Então não pensem os senhores que somente a licença serve para o manuseio do combustível, a preocupação esta diretamente voltada para a contaminação dos solos, assim como também a do lençol freático. Um simples derramamento de gasolina que por acaso entre em contato com o lençol freático, pode causar sérios problemas a quem utiliza essa água como fonte de abastecimento, pode alcançar os corpos hídricos dependendo do deslocamento do que chamamos de pluma (massa de contaminantes), isso se da devido a gasolina derramada, conter mais de 400 componentes, sendo um dos principais o benzeno que é comprovadamente carcinogênico, alem desse, existem componentes presentes no diesel e óleos lubrificantes também considerados de potencial carcinogênicos, vejam os senhores como o assunto é serio.

Podemos então concluir que existem uma necessidade eminente não só de se avaliar as condições dos postos de gasolina hoje existentes, assim como também se voltar as nossas preocupações para os que foram desativados e que não tenham feito o controle de contaminação e/ou a remediacão do solo em caso de contaminação. Hoje a grande preocupação dos órgãos ambientais esta voltada para os tanques de armazenamento em função à poluição ambiental.

Existem varias formas de controle em postos de combustíveis, o que nos chamamos de monitoramento ambiental, sua missão é acusar a influência de uma determinada, fonte de poluição, no solo e/ou no lençol freático.

Assim sendo fica a dica aos empreendedores, quando construir um empreendimento, sempre avaliar a condição do solo, pois pode existir um grande passivo ambiental na área, o que o levará em caso de fiscalização futura a responder pela remediacão do mesmo, e com relação aos postos de combustível, existentes sempre executar o monitoramento ambiental visando de forma preventiva evitar ou ser avisado antecipadamente de possíveis vazamentos invisíveis aos olhos do ser humano. Por fim sempre verificar a condição dos tanques enterrados a fim de avaliar a validade dos mesmos, evitando dessa forma riscos de vazamento assim como também de manter a licença de operação do posto. Para o amigo leitor poder entender melhor a situação, os postos de combustíveis estão submissos a leis ambientais para licenciamento e monitoramento, e dessa forma, os mesmos estão sujeitos a obtenção de licenças, e como todo o empreendimento as licenças obtidas isso inclui a licença de Operação (LO), estão sujeitas a regras (condicionantes), e o monitoramento é uma delas.

Dessa forma seria interessante sempre que um posto de combustível for desativado, verificar se existem tanques enterrados e quais as condições dos mesmos, lembrando que eles são metálicos sujeitos a prazo de validade, e o CONAMA publicou a resolução 273/00, a qual dispõe sobre a instalação e operação de postos de combustíveis, essa lei assim como outras para esse fim, surgiram para atribuir responsabilidades aos empreendimentos potencialmente impactantes no que se refere à tomada das devidas precauções cabíveis.


quinta-feira, 19 de julho de 2012

Meio ambiente desenvolve várias ações em São Pedro da Aldeia

Por Renata Souza


A Prefeitura de São Pedro da Aldeia através da Coordenadoria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca vem desenvolvendo diversas atividades no município. As ações têm como objetivo incentivar e assistir a pesca artesanal na cidade. São vários projetos, iniciativas que irão atender aos pescadores artesanais, os turistas e munícipes.
Já foram iniciadas as obras de construção de píeres nas praias do Centro, do Sudoeste e Baleia. Estes píeres irão atender aos pescadores artesanais, os turistas e munícipes, além de facilitar a fiscalização da Lagoa. “São iniciativas que vão trazer diversas melhorias. Como local adequado para embarque e desembarque do pescador com seu pescado, local adequado para realização de passeios, além de uma visão privilegiada da praia”, disse o Secretário de Meio Ambiente Luciano Pinto.

As outras ações são: fiscalização das atividades poluidoras no entorno da Lagoa de Araruama; o projeto para recomposição das Orlas das Praias que está tramitando no INEA; A Estatística Pesqueira que será realizada por meio do Consórcio Lagos São João. Além dos projetos para construção de uma Unidade de Beneficiamento de Pescado na Baleia, que está sendo ajustado para execução, mas já recebeu parecer favorável da técnica e o projeto para reforma do Mercado de Peixe Municipal, que também recebeu parecer favorável na SEDRAP e está sendo ajustado para execução





CRAS do morro do milagre recebeu palestra de nutrição

Por Renata Souza

Foi realizada no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)  do Morro do Milagre a palestra de Alimentos e Sustentabilidade. A palestra foi ministrada pela  Nutricionista Rita de Cássia F. Costa, a instrutora de Culinária Laurinda Geraldo e a pedagoga Damaris Porto da Fonseca Martins
A palestra teve como principal objetivo lembrar que os alimentos são fontes de saúde. Informou também como evitar o desperdício de alimentos com algumas atitudes comuns e como ter uma alimentação saudável e nutritiva de forma equilibrada. “A alimentação saudável envolve a escolha de alimentos não somente para manter o peso ideal, mas também para garantir uma saúde plena. Muitos alimentos são utilizados na prevenção de doenças específicas ou para melhorar aspectos da saúde, sendo considerados alimentos funcionais”, disse a nutricionista.
A alimentação saudável é composta de proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, cálcio e outros minerais, como ricos em vitaminas.
Na palestra foram utilizadas sobras de alimentos para fazer receitas. Os pratos foram degustados com os participantes, que conheceu a forma simples de reaproveitamento e recebeu dicas para uma alimentação balanceada, saudável e acima de tudo com baixo custo.



sexta-feira, 13 de julho de 2012

Entenda o fenômeno

Por Wagner de Cerqueira e Francisco

O granizo é um fenômeno caracterizado pela precipitação de água no estado sólido, ou seja, em forma de gelo. Essas partículas são transparentes ou translúcidas e apresentam tamanhos e pesos variados, sendo que a maior foi registrada durante uma tempestade em Bangladesh: aproximadamente 5 Kg.



O granizo é formado principalmente nas nuvens do tipo cumulonimbus, que se desenvolvem verticalmente e atingem grandes altitudes. Gotículas de água adentram essas nuvens e, em seguida, são congeladas em razão das condições térmicas (temperaturas inferiores a 0° C). Nesse momento, as partículas de granizo são formadas e, por meio das correntes de ar, se deslocam, fato que proporciona o aumento das “pedras de gelo”. Ao atingirem um peso suficiente para superar as correntes de ar, ocorre a precipitação de granizo.
 
Nuvem Cumulonimbus


Em alguns casos, as partículas de granizo são tão pequenas que podem atingir o solo terrestre já na forma líquida. Esse processo depende das condições de umidade, peso e velocidade que o granizo atinge. Contudo, quando as condições atmosféricas são propícias para uma intensa precipitação de granizo, as consequências podem ser desastrosas.


O granizo pode destruir plantações, provocar a queda de árvores, abalar a estrutura de telhados, danificar a rede elétrica, amassar carros, derrubar placas de propagandas, desencadear uma série de transtornos no trânsito, etc. Em caso de uma precipitação de granizo, é aconselhável não ficar debaixo de árvores ou de telhados frágeis.


No Brasil, esse fenômeno é mais comum na Região Sul, sobretudo no estado de Santa Catarina. No dia 15 de novembro de 2010, três cidades catarinenses foram atingidas por precipitações de granizo: Celso Ramos, Joaçaba e Chapecó. Esse acontecimento danificou cerca de 150 residências, deixando mais de 30 pessoas desalojadas.


Fonte: http://diarioaldeense.blogspot.com.br/2012/07/chuva-de-granizo-arrasa-sao-pedro-da.html

Chuva de granizo arrasa São Pedro da Aldeia e região



Na noite dessa quinta-feira (12/07), uma chuva de granizo, que durou cerca de 10 minutos, atingiu São Pedro da Aldeia e região. O fenômeno causou pânico e deixou pessoas desabrigadas, casas destruídas árvores tombadas e desfolhadas com a força da tempestade que foi seguida de uma chuva torrencial. Logo após o início, houve várias quedas de energia, que dificultou ainda mais o trabalho dos moradores que tentavam mitigar os estragos. A energia foi restabelecida por completo às 10:45 da noite.

Várias casas sofreram com as pedras que chegaram a ser comparada a bolas de golfe. Telhados perfurados deixaram pessoas desabrigadas e ocupadas em limpar os destroços e salvar o que não foi atingido durante toda a noite. Com a chuva que seguiu a queda do granizo, várias casas ficaram alagadas e ruas submersas. Elas, que já não estavam em bom estado como já denunciamos no Diário Aldeense, ficaram ainda pior com bancos de areia  e buracos escondidos pelo volume de água, tornaram-se armadilhas para carros e pedestres.

"Comecei a ouvir um barulho muito forte de pedra no meu telhado. Fui na varanda para ver o que estava acontecendo e me deparei com pedras de gelo no meu quintal. Pra registrar peguei uma vasilha e enchi com gelo. Raramente acontece isso aqui", disse a moradora de São Pedro da Aldeia, Renata Orphão, ao G1.

A Defesa Civil de São Pedro da Aldeia informou agora pela manhã aproximadamente às 08:16 (13/07) que está fazendo um levantamento dos danos causados pela cidade e pedem para as pessoas que necessitam de auxílio liguem para 199. Por enquanto não há nenhum dado estatístico para divulgação.


quinta-feira, 12 de julho de 2012

Atraso na inauguração da UPA de São Pedro gera transtornos para usuários



Problemas na saúde em São Pedro da Aldeia. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA), deveria ter sido inaugurada em abril do ano passado. Há um ano. Foram adiamentos e adiamentos e até agora nada. Enquanto isso, quem precisa de atendimento médico é obrigado a procurar o único Pronto Socorro da cidade. O problema é que muitas vezes o atendimento não é satisfatório.
A aposentada Araci Cunha quebrou o braço e ganhou mais uma dor. A de cabeça. Não encontrou ortopedista no Pronto Socorro de São Pedro da Aldeia assim que se acidentou e há dois meses sofre. E para tratar a hipertensão, problemas cardíacos e artrite reumatóide, uma doença crônica, ela também conta que não encontra remédios na rede municipal de saúde.

A reclamação do Pronto Socorro de São Pedro da Aldeia não é exclusividade de Araci. Flávio Monteiro precisa fazer fisioterapia por ter problemas na bacia. Mas perdeu um dia de tratamento e voltou para casa.

Nesta terça-feira (17), somente dois médicos atendiam no Pronto Socorro. Um havia faltado. O reflexo disso: demora no atendimento e recepção lotada.

A população também espera a inauguração da UPA de São Pedro. O primeiro prazo para conclusão da obra foi em abril do ano passado. Agora, um ano depois, o prédio continua de portas fechadas.

Em janeiro, o secretário Municipal de Saúde, Carlos César Machado informou que faltava a prefeitura finalizar a obra na parte externa para entregar o imóvel ao estado em fevereiro.

Nesta terça, o secretário disse que apenas licitação da obra foi finalizada em fevereiro. Só no mês passado terminou o básico da obra. Agora, fez mais uma promessa.

Sobre o equipamento de fisioterapia quebrado, o secretário de Saúde, Carlos César Machado, informou que ele será consertado e novos equipamentos serão adquiridos. A compra está em fase de licitação. Quanto a demora no atendimento, o secretário disse que um médico foi colocado no lugar do que faltou e que o atendimento está demorando em média 30 min. Sobre a falta de um ortopedista, Carlos César Machado afirmou que existe especialista de plantão 24h na unidade e que não faltam medicamentos na rede de saúde de São Pedro da Aldeia.

Fonte: RJ INTER TV 1ª Edição